Sinal real: Ancorado em r/stopdrinking · 27 upvotes · 22/jun · homem 39, 74 dias sóbrio, lista AA + sponsor + meetings + reza + medita + journal e ainda assim está prestes a recair.
LEIA SE VOCÊ
Tá fazendo tudo certo e ainda quase cai
Existe uma diferença entre parar de beber e ficar bem.
01.
Você faz tudo certo.
E mesmo assim, a vontade volta.
Reunião todo dia. Sponsor no telefone. Terapia toda semana. E de repente, a chave gira.
02.
Tem nome pra isso.
O AA chama de "dry drunk syndrome".
Você está sóbria. Mas o problema embaixo do álcool nunca foi tratado.
03.
Parar de beber é a parte fácil.
O difícil é viver com você mesma sem anestesia.
Sobriedade comportamental: não bebe. Sobriedade emocional: não precisa beber.
04.
Você não falhou.
Você só descobriu que a parte 1 não basta.
AA, terapia, journal são o esqueleto. Mas o coração da recuperação está em outro lugar.
05.
Onde está o coração?
Na sua relação com a dor que te fez beber em primeiro lugar.
Não é sobre o álcool. Nunca foi sobre o álcool.
Rendição não é desistência
É libertação.
Parar de bancar Deus da própria recuperação é onde a sobriedade emocional começa.
A Comunidade não substitui o AA.
Ela cuida do que o AA não foi feito pra cuidar.
Comunidade Sobriedade Emocional. O trabalho emocional embaixo da abstinência.
Link na bio.
Caption do post
Tem um cara no r/stopdrinking, 39 anos, 74 dias sóbrio. Listou tudo que faz: AA. Sponsor. Reuniões. Reza. Medita. Faz journal. Lê AS Promessas todo dia.
E ainda assim escreveu hoje que está prestes a beber.
Por quê? Porque parar de beber não é o mesmo que ficar bem. Isso é sobriedade comportamental. Sobriedade EMOCIONAL é outra coisa.
Salva esse pra quando você fizer tudo certo e ainda assim sentir que está prestes a virar a chave.